quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Escola de Samba Jangadeiros Alagoanos Homenageia Arapiraca





                                   

Um sonho á Sombra de Uma Arapiraca
Henrique Fernandes
Hoje vou sonhar
Um sonho especial
E tornar realidade no meu carnaval,
Arapiraca é o nosso enredo
Tal qual uma poesia
Vamos recitar
Jangadeiros desfolha a memória
Relembra na história
O Grande fundador
Manoel em pleno agreste Alagoano
Com sua sombra se encantou
Nesse torrão fez morada…
E  o povoado progrediu
Numa prova de amor incondicional
Pra sua amada edificou uma catedral
Semeou o solo fértil que habitava
Floresceu a liberdade almejada…
Pelas mãos…. Pelas mãos…
Pelas mãos do Major Esperidião…
Hoje vou sonhar
Um sonho especial
E tornar realidade no meu carnaval
(Lá se foi)
Lá se foi o tempo…
O desenvolvimento aqui chegou,
Brotou a cultura do fumo,
Arapiraca se transformou!
Sou Tradição, sou cultura popular
Essa cidade vou exaltar…
Seu comércio, a feira e alegria
Força Viva do seu povo lutador
Pra Ceci filha ilustre que adotei
Peço justiça e oração
(E hoje)
Hoje nessa festa de rua
Um Coringa vem me afirmar!
Bata no peito pode festejar
Com meu Asa Gigante
Minha torcida vai vibrar!
Hoje vou sonhar.
Arapiraca Será Homenageada Por Escola de Samba em Maceió / Maior Campeã da Capital, a Jangadeiros Alagoanos, Terá Apoio da Prefeitura
Da Redação ( 09/01/2012 )
A Cidade de Arapiraca será homenageada no carnaval deste ano em Maceió. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Jangadeiros, que detém a maior quantidade de títulos em Alagoas, 11 no total, além de seis vice-campeonatos -, levará para o desfile o enredo: “Um Sonho á Sombra de Uma Arapiraca”, que contará a história e curiosidades da segunda Cidade que mais cresce no Nordeste.
O carnavalesco da Jangadeiros, Henrique Fernandes, esteve reunido com o Prefeito Luciano Barbosa e o Secretário de Comunicação, Yale Fernandes, que confirmaram o apoio da Prefeitura de Arapiraca para o desfile. Uma apresentação deve ser realizada na Cidade em data ainda a ser definida.
“O objetivo maior do nosso enredo é contar um pouco da história desse Município que é o segundo em grau de importância para o Estado de Alagoas. Será um enredo com história e aroma na avenida… Pois muito cheiro de fumo vai tomar conta da passarela”, afirmou Henrique Fernandes.
A Escola
Fundada em 26 de julho de 1972, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Jangadeiros é a escola de samba maceioense e alagoana que mais possui títulos na história dos carnavais locais, e para continuar “escrevendo história”, iremos fazer uma grande homenagem a Arapiraca e aos arapiraquenses, cuja importância é impar para o Estado de Alagoas.
O Enredo Segundo o Carnavalesco
“De forma poética assim começa nosso enredo… De repente uma árvore frondosa dá sombra e faz sonhar nosso personagem, essa árvore é uma arapiraca, um local onde os pássaros pousam para cantar, nosso jangadeiro irá dormir embalado pelo cântico dos pássaros e sonhar com a história de Arapiraca…
Sua fundação com o ilustre Manoel André, seu amor e prova de fé com a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. Sua emancipação tão defendida e mérito do Major Esperidião Rodrigues da Silva…
A cultura do fumo (que brotava no seu maior ciclo nos anos 1970), cujo plantio e beneficiamento serão levados para a avenida, nesse momento o aroma, o cheiro do fumo se espalhará em nosso carnaval…
Faremos alusões a feira livre tão importante para o Município e que até hoje fomenta, e é sinônimo da tradição e do comércio da região…
As festas grandiosas do passado como o “Alavantu Arapiraca” e “Micaraca” com os blocos “Chiclete Com Cachaça” e “Azul e Branco” famosos na folia de rua…
As grandes personalidades… Citando a inesquecível Deputada Ceci Cunha, sua luta e o clamor por Justiça… O desenvolvimento o progresso, a expansão e o desenvolvimento urbano e do povo arapiraquense…
A religiosidade e a devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho… O grupo Coringa… e por fim fecharemos nosso sonho com o despertar do nosso personagem com a vibração da torcida do ASA gigante Aqui estão apenas tópicos de como abordaremos o enredo”.
Fonte: Assessoria.
Jangadeiros Alagoanos Homenageia Arapiraca no Carnaval 2012 / GRES Jangadeiros Alagoanos – Enredo Carnaval 2012: Um Sonho a Sombra de Uma Arapiraca ( 15 de novembro de 2011 )
Fundada em 26 de julho de 1972 somos a escola de samba maceioense e alagoana que possui mais títulos na história dos carnavais alagoanos, e para continuar “Escrevendo História”, iremos fazer uma grande homenagem a Arapiraca e aos arapiraquenses, cuja importância é ímpar para o Estado de Alagoas.
O enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Jangadeiros Alagoanos é: “Um Sonho a Sombra de Uma Arapiraca”, conheça um pouco da história desse Município que é o segundo em grau de importância para o Estado de Alagoas. Será um enredo com história e aroma na avenida… Pois muito cheiro de fumo vai tomar conta da passarela! – afirma Henrique Fernandes / carnavalesco da escola.
Breve História
Segundo conta uma tradição do povo, remanescente do próprio fundador, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e, por analogia, significa: “ramo que arava visita”. Entretanto, a luz da ciência, trata-se de uma árvore da família das Leguminosas Mimosáceas – Piptadênia (Piteodolobim), uma espécie de angico branco muito comum no Agreste e no Sertão e que o povo, a sua maneira, denomina de Arapiraca.
Arapiraca é um Município localizado no estado brasileiro de Alagoas. Principal Cidade do Agreste alagoano, com aproximadamente 215.000 habitantes, é atualmente a segunda cidade mais populosa do estado, posicionando-se logo depois de sua Capital, Maceió, da qual se distancia 123 quilômetros. Ficou conhecida, nos anos 1970, como a “Capital do Fumo” por ser o maior produtor de tabaco do País.
O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro.
A partir da década de 1970, por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas pequenas indústrias de beneficiamento do tabaco que havia na região, e a consequente diminuição no preço, seguiu-se um ciclo de decadência da fumicultura. Desde os anos de 1980 experimenta um crescimento econômico com seu comércio (com destaque para a tradicional feira livre) e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos.
Sua população é de 210.521 habitantes (estimativa 2009) e sua área é de 351 km² (599,7 h/km²). A Cidade, situada numa ampla planície, fica a 265 metros de altitude, distando 123 quilômetros de Maceió e 44 quilômetros de Palmeira dos Índios. O clima é considerado um dos mais saudáveis do Estado.
O mais importante Município do interior alagoano, Arapiraca, destaca-se como importante centro comercial da região Agreste localizando-se no centro geográfico do Estado de Alagoas. A área de influência direta do Município atinge uma população de aproximadamente meio milhão de habitantes.
[ Editado por Pedro Jorge ]
SAIBA MAIS / NovaH Publicidade
NovaH Publicidade é o sinônimo da criatividade, são clientes, campanhas e peças de diversos ramos de atividade fazendo com que todos conheçam nossa versatilidade em melhor atender nossos clientes.
Portanto a partir de agora conheça e usufrua de nossos trabalhos. Esperamos por sua solicitação.
CONTATOS
Tel.: 55.82.3033.8544/3033.9646 -
Fone/fax: 55.82.3313.8112
Cel.: 55.82.9183.1228/9158.4552/9991.0945/8801.8040
E-mail: nova@hcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário