terça-feira, 9 de agosto de 2011

Moisés do Forró


Foto: Projeto Cultura na Praça (27/05/2013). Realização: ACTNA e Secretaria Municipal de Cultura de Turismo, Arapiraca-AL. Coordenador: Afrisio Acacio (82) 9964-5284 TIM / 8101-9483 VIVO .

Cecílio Barbeiro (sentado), Zé Paulo, Moisés do Forró e Afrísio Acácio do Acordeon


Nome completo: José Lídio da Silva
Nome artístico: Moisés do Forró
Data de nascimento: 13 de agosto de 1959
Local: São Bento do Una/PE
Gênero: Forró pé-de-serra
Contatos (celular): (82) 9630.9532 (TIM).

_________________________________________________________________________________

BIOGRAFIA / Moisés do Forró – Por Pedro Jorge ( 1º de junho de 2013 )

José Lídio da Silva, artisticamente conhecido como Moisés do Forró nasceu, no dia 13 de agosto de 1959, na Cidade de São Bento do Una, interior de Pernambuco – terra natal do cantor e compositor Alceu Valença e do saudoso Cecé, atleta do ASA “Gigante”.

Moisés do Forró é filho do Sr. Manoel Antônio da Silva e de D. Irací Maria de Lima (In memoriam). Ele veio residir em Arapiraca/AL, com apenas um ano de idade, no bairro Cavaco. Ainda criança começou a trabalhar na agricultura e, aos dezenove anos de idade iniciou as suas atividades artísticas como cantor de forró.

Seu primeiro professor foi o consagrado artista Carlinhos Dules – irmão de Miguel Vieira e de outros músicos bastante conhecidos na região. Outro profissional que o ajudou no início de sua carreira artística foi o Capitão do Acordeon, que escrevia as letras de diversos sucessos do gênero forró para ele – especialmente os sucessos de Jorge de Altinho, Luiz Gonzaga e outros, formando, assim o repertório de Moisés. Nessa época ele ganhou o codinome de Moisés do Forró, pelo fato de ter o hábito de sempre andar com algumas pastas contendo diversas letras de músicas embaixo do braço.

Moisés teve a oportunidade de se apresentar, além de Arapiraca, em diversas Cidades do Nordeste brasileiro: Esplanada e Salvador/BA; Estância e Cristinapólis/SE, e em outros Municípios. Em nossa Cidade cantava constantemente nas seguintes casas noturnas especializadas na divulgação do verdadeiro forro pé-de-serra: Forrós “Do Ciriaco”, que era localizado no bairro Alto do Cruzeiro; “Do Cabo”, bairro Eldorado; “Do Jacó”, bairro São Luiz I; “Panela de Barro”, bairro Planalto e “Cancela”, que funcionava próximo ao Posto Pichilau – todas essas casas de forrós não funcionam mais.

Durante muitos anos, Moisés acompanhou Zé Paulo – o conhecido “Major do Forró”, em diversos shows por todo o País e, em gravações dos discos dele. Moisés do Forró destaca as seguintes letras de sua autoria: “Homenagem a Maceió”; “Vida do Agricultor” e “Eu e Ela no Forró”, todas inéditas.

Em 2010, ele gravou o CD “Xodó do Ritmo” e, está esperando um patrocinador para que possa lançar este disco dedicado ao autêntico forró – ritmo que ele prestigia e divulga desde o início de sua trajetória artística. Atualmente, Moisés do Forró divide o seu tempo vendendo picolés Caicó e, se apresentando regularmente no conceituado Projeto Cultura na Praça – comandado pelo “Mestre” Afrísio Acácio do Acordeon. Além de cantor e compositor, Moisés também é músico – ele toca triângulo.

Confira o trabalho artístico de Moisés do Forró adquirindo alguns DVDs gravados no Projeto Cultura na Praça que são comercializados no evento que é realizado na Praça Luiz Pereira Lima – a conhecida “Praça da Prefeitura”, todas as segundas-feiras das 8 ás 12 hs.

No próximo dia 15 de junho de 2013, domingo, Moisés do Forró estará se apresentando no Mercado de Artesanato, localizado no Parque Ceci Cunha, juntamente com o grupo Forrofiando no São João de Arapiraca/2013 – evento patrocinado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca/Secretaria de Cultura e Turismo.

_________________________________________________________________________________

CONTATOS PARA SHOWS / Moisés do Forró

Celular: (82) 9630.9532 (TIM).

[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário