quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cecílio Barbeiro


Cecílio Barbeiro
Nome completo: Cecílio Francisco da Silva
Nome artístico: Cecílio Barbeiro
Data de nascimento: 28/05/1938
Local: Taquaritinga do Norte/PE
Gênero: Forró.
 
BARBEIRO DÓ RÉ MI
Por Álvaro Brandão e Davi Salsa
 
Festas juninas se aproximando, uma coisa vem logo á cabeça: Forró – que lembra sanfona, triângulo e zabumba, dançando agarradinho, batendo coxa, poeirão subindo, quentão, simpatias, comidas de milho… mas, basta uma nota desafinada numa sanfona e o sonho de uma noite fria de inverno todo se desfaz. Porque, aqui para nós, uma sanfona desafinada é de fazer Santo Antônio, São João e São Pedro faltarem á missa. Numa situação como essa, o que fazer para ter o instrumento afinado de novo?
A resposta está num pequeno, mas modesto salão de barbeiro – o Salão dos Artistas, – situado á Praça Sr. do Bonfim ( “Praça dos Curis” ), no Centro de Arapiraca/AL. Ali, comandando tesouras e pentes, fazendo barba, bigode e cabelo, trabalha Cecílio Francisco da Silva, que há 48 anos afina sanfonas de toda a Região do Agreste alagoano e adjacências.
Aos 71 anos e viçoso que só, quando chega essa época do ano o sertanejo não tem sossego. Dia de noite, é gente batendo na porta para solicitar seus serviços.
Dom Nato
A saga de Cecílio como afinador de sanfona começou cedo, como ele mesmo conta. “Tinha um mestre que afinava o instrumento em minha casa, e acabei ficando curioso com o trabalho”, lembrou. Isso, nos anos 1960 do século passado.
autodidata por vocação, depois de muito observar, Cecílio resolveu se autestar. Desmontou uma sanfona para, em seguida, remontá-la de novo. Uma tarefa nada fácil, segundo ele confessou.
“O trabalho durou 2 meses, mas conseguí consertar a sanfona”, disse orgulhoso. A partir daí, os amigos ficaram sabendo e começaram a procurar Cecílio em sua barbearia para afinar os instrumentos.
A fama de Cecílio aumentou ainda, quando a repórter Renata Alves, da Rede Record, foi á Arapiraca para fazer uma reportagem para o quadro Achei em…
sobre a feira da Cidade, veiculada no programa Domingo Espetacular, da emissora de TV. Desde então, o sucesso só aumentou.
Metodologia de Trabalho
Entre um corte de cabelo e de barba, Cecílio, hoje em dia, conserta todo tipo de sanfona. A metodologia apilcada é singular: com a mão direita ele trabalha no teclado; com a mão esquerda, os botões do baixo. E com as duas mexe o fole, para deixar o instrumento “tinindo”. Simples assim. Mas, uma coisa. O ouvido é bom, só ele quem tem.
“Numa sanfona, faço qualquuer coisa”, disse entusiasmado. Uma das especialidades de Cecílio é mudar o número de registro do acordeon. A mudança é um recurso comumente feito, que transforma o som do teclado, deixando-o mais grave ou mais agudo (cada sanfona tem de 2 a 13 registros).
Natural de Taquaritinga do Norte, o pernambucano radicado em Alagoas não pára de cortar um cabelo para afinar uma sanfona por menos de R$ 50. “O básico”, explicou. E Cecílio afina como ninguém!
[ Fonte: Jornal "Tribuna Independente", 24/05/2009 ]
 
TROFÉU “O BONECO SANFONEIRO” /2005 ( Sinopse )
Por Patrícia Bastos
 
O mês de junho ainda não chegou, mas Arapiraca já respira o clima de São joão com a abertura oficial dos festejos juninos pela Orquestra Sanfônica de Arapiraca, na Praça Bom Conselho.
 
A Orquestra de sanfonas executou clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro e também, músicas de artistas alagoanos, como Joci Batista. Os festejos fazem parte do Arraiá da Integração, promovido pela Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria de Cultura e Turismo.
 
Durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores no Bairro Manoel Teles, o secretário de Cultura, Ronaldo Oliveira, aproveitou a oportunidade para anunciar a homenagem á duas figuras de grande importância  na música nordestina, com o Troféu “O Boneco Sanfoneiro”, uma delas é o sergipano Josa , “O Vaqueiro do Sertão”, que estará  presente durante os festejos juninos no município e que é considerado uma lenda viva  da nossa Cultura Regional.
 
O outro homenageado com o Troféu é o barbeiro por profissão e sanfoneiro por paixão, Cecílio, que é proprietário de uma barbearia localizada na Praça dos Cúris. Cecílio além de ser um exímio sanfoneiro e afinador  do instrumento, reúne  diariamente em  seu estabelecimento diversos acordeonistas de toda a região.
 
[ Fonte: Jornal "AL  em Tempo, 30/05 a 05/06 de 2005 ]

Nota: O novo endereço da Barbearia do Cecílio Barbeiro é Rua São Domingos, próximo a "Praça dos Curis".
 
 
Os Melhores Forrozeiros do Agreste Alagoano:*

* Davi ( Forró Pé-de-Serra )
* Ditinha da Sanfona
* Souza do Acordeon
* Miguel Vieira ( Forrozão Arrasta Sandália )
* Afrísio Acácio do Acordeon
* Zeza da Sanfona
* Trio Asa Branca
* Gonzaga da Sanfona
* Zé Paulo, “O Major do Forró”
* Marquinhos do Acordeon
* Zezinho do Acordeon
* Elias da Sanfona
* Bastinho da Sanfona
* Leonídio do Acordeon
* Jorginho
* Dadá Sanfoneiro
* Antônio Sanfoneiro
* Edgar do Acordeon
* Trio Balança Mais Não Cai
* Domingos ( Jababoys )
* Trio 3 Nordestinos
* Zé Luiz Sanfoneiro.
 
Nota: *Produção: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca.
 
[ Fonte: Informativo da Prefeitura Municipal de Arapiraca ] / [ Editado por Pedro Jorge ]

Fonte: http://www.arapiracalegal.wordpress.com/


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário