quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Trio os 3 Nordestinos com Zezinho do Acordeon


Nome completo: José dos Santos
Nome artístico: Trio os 3 Nordestinos com Zezinho do Acordeon
Data de nascimento: 01/01/1940
Local: Pão de Açúcar/AL
Gênero: Forró Pé-de-Serra.


BIOGRAFIA

Zezinho do Acordeon é o nome artístico de José dos Santos. Nascido no Município de Pão de Açúcar/AL, no primeiro dia do mês de janeiro de 1940, e radicado em Arapiraca/AL desde 1966.

De seu terra natal, Pão de Açúcar, primeiro ele se mudou para a cidade de Carneiros/AL aos 6 anos de idade, onde passou toda a sua infância e adolescência - na época sonhava em ser caminhoneirro e músico. Como um pedaço de madeira improvisava um cavaquinho, e com um abano simulava que estava tocando uma sanfona.

O primeiro instrumento que ele aprendeu a tocar foi um cavaquinho. Aos 20 anos foi morar no Povoado "Lagoa da Volta", pertencente ao Município sergipano de Porto da Folha, onde aperfeiçou o aprendizado deste instrumento musical, mas sempre sonhando em aprender a tocar acordeon.

Para conseguir comprar o seu primeiro acordeon ele resolveu plantar feijão: Plantou 3 litros e colheu 13 sacos e meio. Com parte do dinheiro arrecadado da safra, conseguiu comprar o instrumento que ele tanto sonhava. com oito dias de treino já estava tocando algumas músicas.

Antes de vir morar em Arapiraca, José dos Santos residiu um ano em Maceió/AL. Chegando em Arapiraca, em 1966, foi trabalhar no DER  (Departamento de Estradas e Rodagens), órgão estadual. Nessa época parou com a música, só vindo retornar no ano de 1988, quando comprou o seu segundo acordeon.

Em 1991 se aposentou por tempo de serviço e resolveu se dedicar á música. Autodidata, ele aprendeu tocar sanfona escutando os LPs de Trio Nordestino, Luiz Gonzaga, Ari Lobo, Marinês & Sua Gente, Genival Lacerda, Jorge de Altinho, Alcymar Monteriro, Zé Nílton, entre outros.

Origem do Nome Artístico ( "Zezinho do Acordeon" )
No início dos anos 1990, José dos Santos, participou como integrante do Grupo de Forró Pé-de-Serra "Os Alegríssimos", que era formado por um acordeonista, um trianguista, um zabumbeiro, um tocador de pandeiro e um tocador de reco-reco, no Programa "Pell Marques" na "TV Gazeta" em Maceió. O apresentador Pell gostou muito do desempenho de José dos Santos no acordeon, e o batizou artisticamente de "Zezinho do Acordeon".

Shows Marcantes e Inesquecíveis
Zezinho do Acordeon já teve a oportunidade de se apresentar, além de todo o Estado de Alagoas, em outros Estados brasileiros: Caldas Novas/GO, Aracaju/SE, Recife/PE e Juazeiro/CE. Em Maceió se apresentou no "Centro de Convenções", casa de shows "Sururu de Capote", "Clube Fênix Alagoano" e em um navio de turistas que estava na praia de Pajuçara.

Família
Zezinho é casado com D. Josefa Maria dos Santos, e é pai de  6 filhos: Cícera Maria, Maria de Fátima, José Carlos, Quitéria Maria, Marinês Maria e Valdíria Maria dos Santos.

Trio os 3 Nordestinos Com Zezinho do Acordeon
Atualmente ele está trabalhando na pré-produção de seu primeiro CD, uma exigência antiga de seus admiradores, e se apresenta com o nome artístico de "Trio os 3 Nordestinos com  Zezinho do Acordeon". Geralmente as pessoas dizem que o estilo musical de Zezinho é parecido com o do "Trio Nordestino". Além dos shows ele também é bastante convidado para se apresentar em supermercados,  lojas, churrascarias e festas particulares.

[ Por Pedro Jorge ]


CONTATOS PARA SHOWS

[ Residencial ] (82) 3530.2165
[ Celuilar    ] (82) 9998.6770



Fonte: http://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/trio-os-3-nordestinos-com-zezinho-do-acordeon/


Nenhum comentário:

Postar um comentário