quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tatá do Forró



Nome completo: Ataíde Alves de Oliveira
Nome artístico: Ataíde Alves
Codinome: Tatá do Forró
Data de nascimento: 04/08/1957
Local: Saloá/PE
Gêneros: Música Católica, Forró e Ritmos Regionais.



BIOGRAFIA

Ataíde Alves de Oliveira, o popular "Tatá do Forró", nasceu no dia 4 de agosto de 1957 em Serrinha de Iatecá, Município de Saloá, interior do Estado de Pernambuco. Filho de Lauriano Alves de Oliveira e Maria Sebastiana de Lima teve uma infância simples, vivendo da agricultura e do artesanato. desde pequeno gostou de Música, admitindo que esse é um dos dons dos seus antepassados.

Seu avô Amâncio tocava viola e era mestre de reisado. Seu pai dedicou-se a pífano, juntamente com seus irmãos, formando assim, com seus primos uma bandinha. Sempre gostou de cantar e de compor.

Casou-se em 1976 com Maria Alves. Teve 7 filhos dos quais apenas 5 estão vivos. No ano de 1985 fez comunicação través do rádio, trabalhando como locutor, apresentando programas regionais nas seguintes emissoras de rádio do Município de Garanhuns/PE:
* Rádio Difusora, atual Rádio Jornal
* Rádio Meridional AM
* Rádio Sete Colinas FM.

Chegou á Cidade de Arapiraca/AL em 1989, trabalhou como chefe de almoxarifado em uma oficina de pintura; trabalhou também como locutor e operador de áudio na Rádio Cultura AM.

Conheceu e engajou-se no movimento católico da Renovação Carismática, onde com o apoio de amigos conseguiu gravar o primeiro disco em 1991, seguido de outro, e conseguentemente depois, dois CDs, os quais  divulgam a sua fé.

[ Fonte: Livro "ACALA - História e Vida", abril de 2009 ]


"Feira de Arapiraca"
Letra e música: Ataíde Alves ( "Tatá do Forró" )

A feira de Arapiraca é de abafar no Nordeste brasileiro, é a melhor
que há. ( Bis )

Na feira de Arapiraca, tem cama , colchão, cadeira, tem pote, panela e prato, tamborete, mesa, esteira, tem fechadura e chocalho, gengibre e raiz de pau, balaio, chapéu de palha, cangalha pra animal.

Lá no mercado, tem maçã, tem abacate, banana, manga, laranja, coco seco e tomate, farinha, carne de sol, manteiga, queijo de coalho, sarapatel, peixe fresco, cebola, tempero e alho.

Na feira do troca-troca, tem rádio, televisão, toca-discos, toca-fitas, cavaquiinho e violão, tem relógio, biciceta, trancelim, anel de ouro, calça, camisa, sapato, blusa e chapéu-de-couro.

Tem raizeiro que faz remédio na hora, pra o senhor e pra senhora curar de suas mazelas, se vê artistas na praça exibindo o seu talento, levando entretenimento pra todo mundo que passa.

É Arapiraca, terra boa e tem futuro, paredão forte e seguro, do meu querido Brasil.

Tem riquezas mil, com a força dessa gente que trabalha dia e noite pra levá-la mais á frente. ( Bis )

[ Fonte: Livro "ACALA - História e Vida", abril de 2009 ]


PROGRAMA / Rádio Novo Nordeste AM
( carece de fonte )

[ Editado por Pedro Jorge ]



Fonte: http://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/ataide-alves/


Nenhum comentário:

Postar um comentário