quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Afrísio Acácio do Acordeon

                                         Afrísio Acácio do Acordeon

 
 “O Projeto Cultura na Praça é uma forma simples e eficaz de aproximar a arte popular e o público. A aproximação dos festejos juninos motiva as pessoas a apreciar, mesmo que por alguns minutos, os shows apresentados”.
Afrísio Acácio
[ Fonte ( frase ): www.arapiraca.al.gov.br ]
 
 
Nome completo: Afrísio Acácio
Nome Artístico: Afrísio Acácio do Acordeon
Codinome: O “Poeta-Vaqueiro”
Data de nascimento: 12/08/1949
Local: Campo Grande/AL
Gênero: Forró.
 
 
O POETA-VAQUEIRO
Por Pedro Jorge
 
O “Poeta-Vaqueiro” Afrísio Acácio, natural de Campo Grande/AL, é considerado um dos maiores acordeonistas do Nordeste. Atualmente reside em Arapiraca/AL e vem dando uma grande contribuição, através de seus projetos, para a cultura local e regional.
 
Seja cantando ou apresentado o seu programa “Amanhecer na Fazenda”, na Rádio Comunitária “Nativa FM” ( 91,3 ),  Afrísio proporciona a todos nós a oportunidade de ter um contato direto com as nossas raízes.
 
Afrísio transmitiu a sua vocação de artista para o seu filho, Arlyson Acácio, e para sua esposa, D. Alcina Barbosa Acácio: ambos também cantam.
 
BIOGRAFIA
Por Pedro Jorge
 
Afrísio Acácio nasceu em 12 de agosto de 1949 no sítio “Sapato”,  próximo ao Povoado “Campo Grande” ( hoje cidade ) que pertencia na época ao Munícipio de São Brás/AL.
 
Ele teve os primeiros contatos com a Música ouvindo os programas de Josa, “O Vaqueiro do Sertão” e de outros radialistas das emissoras de rádio de Sergipe.
Filho de fazendeiro, foi criado ajudando o seu pai, trabalhando como vaqueiro e carreiro. Desde criança sonhava em ser músico, possuia gado e portanto tinha condições de comprar uma sanfona, mas o seu pai não permitia que ele comprasse, pois não queria que ele se tornasse um artista.
 
Certo dia ele comprou a bicicleta de seu irmão e foi para a zona urbana de Campo Grande. Chegando no centro da cidade, ele trocou a bicicleta por uma sanfona de 48 baixos ( da marca ” Todeschine” ). Nessa transação ele “tornou” dinheiro. Retornando á fazenda, ele disse para o seu pai que, omitindo que tinha “dado torna”, havia trocado “uma na outra”. O seu pai ficou contente, pois sabia que a sanfona era duas vezes mais cara que a bicicleta. Seu pai só permitia que ele e os seus irmãos negociassem com os seus familiares e jamais com outras pessoas.
 
No início, seu pai e sua mãe pensaram que ele iria tocar somente para os familiares e para os outros moradores da fazenda. Eles costumavam se reunir nos finais de tarde, após o trabalho diário, e todos juntos faziam uma grande festa na varanda ao som da sanfona do aprendiz Afrísio. Mas ali era só o começo, pois começaram a surgir muitos convites para ele se apresentar em diversos lugares como festas de aniversários, casamentos, batizados e vaquejadas, e logo depois também se apresentou em muitos showmícios.
 
Seus professores na arte de tocar sanfona foram Zé Maraba e Sabino da sanfona, e as suas principais  influências musicais foram  Luiz Gonzaga ( 1912-1989 ), Josa, “O Vaqueiro do Sertão”, Jacinto Slva, Trio Nordestino, Marinês (1935-2007 ) & Sua Gente e Zé Nílton.
 
CURRÍCULO ( Radialista )
 
Afrísio já trabalhou em diversas emissoras de rádio de Alagoas , Sergipe e Pernambuco. Atualmente apresenta o programa ” Amanhecer na Fazenda” na Rádio Comunitária “Nativa FM” (91,3), em Arapiraca.
 
Emissoras de Rádio:
 Palmeira dos Índios/AL
* Rádio Sampaio AM
 
Arapiraca/AL
* Novo Nordeste AM
* Cultura AM
 
Penedo/AL
* Emissora Rio São Francisco AM
 
Aracaju/SE
* Rádio Aperipê AM
 
Itabaiana/SE
* Rádio Princesa da Serra AM
* Capital do Agreste AM
* Itabaiana FM
 
Vitória de Santo Antão/PE
 * Vitória FM
 
Discografia
 Afrísio gravou 2 LPs: “Recordação do Passado” com Nouzinho do Xaxado (1980) e o vinil solo  ” Forrófiando ” ( 1986 ), vários CDs, incluindo de poesias e DVDs.
 
Compositor 
 Como compositor teve músicas gravadas por Clemilda ( “Menina Nova” ), Zinho ( “No Cheirinho Dela” ), Gérson Filho, Miguel Vieira e Zé Paulo, “O Major do Forró” ( “Sorriso de Prata” ), entre outras.

Currículo ( Política )
 Foi eleito vereador em Campo Grande por duas vezes, exerceu os mandatos de 1983 a 1988 e de 1989 a 1992. Sendo presidente da câmara municipal de vereadores nas duas legislaturas.
 
Orquestra Sanfônica de Arapiraca
A Orquestra Sanfônica de Arapiraca foi  criada pelo Mestre Afrísio Acácio no governo da Prefeita  Célia Rocha. Na época o Secretário de Cultura e Turismo era Ronaldo Oliveira.  No primeiro ano de fundação, em 2005, o regente era o próprio Afrísio, e a partir do segundo ano ele pediu para que fosse convidado o Maestro Jovelino Lima para substituí-lo na regência da  Orquestra Sanfônica.
 
[ Por Pedro Jorge ]
 
 
TROFÉU “O BONECO SANFONEIRO” /2005 ( Sinopse )
Por Patrícia Bastos
 
O mês de junho ainda não chegou, mas Arapiraca já respira o clima de São joão com a abertura oficial dos festejos juninos pela Orquestra Sanfônica de Arapiraca, na Praça Bom Conselho.
 
A Orquestra de sanfonas executou clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro e também, músicas de artistas alagoanos, como Joci Batista. Os festejos fazem parte do Arraiá da Integração, promovido pela Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria de Cultura e Turismo.
 
Durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores no Bairro Manoel Teles, o secretário de Cultura, Ronaldo Oliveira, aproveitou a oportunidade para anunciar a homenagem á duas figuras de grande importância  na música nordestina, com o Troféu “O Boneco Sanfoneiro”, uma delas é o sergipano Josa , O Vaqueiro do Sertão”, que estará  presente durante os festejos juninos no município e que é considerado uma lenda viva  da nossa cultura regional.
 
O outro homenageado com o Troféu é o barbeiro por profissão e sanfoneiro por paixão, Cecílio, que é proprietário de uma barbearia localizada na Praça dos Cúris. Cecílio além de ser um exímio sanfoneiro e afinador  do instrumento, reúne  diariamente em  seu estabelecimento diversos acordeonistas de toda a região.
 
[ Fonte: Jornal "AL  em Tempo", 30/05 a 05/06 de 2005 ]
 
 
O MESTRE AFRÍSIO ACÁCIO
Por Pedro Jorge
 
Afrísio também mantém um conservatório de ensino prático para aprendizagem de acordeon. Ele já teve a oportunidade de ensinar a  mais de 50 sanfoneiros, tendo se destacado “Messias do Acordeon”,  de Campo Grande, entre outros.
 
Quem observa atentamente  o mestre Afrísio Acácio tocando, percebe que ele sempre executa o som do acordeon em dueto, ou seja: 2 sons ao mesmo tempo. Façanha muito difícil  para um acordeonista do Brasil e do mundo.
 
Verdadeiro patrimônio vivo da cultura alagoana, Afrísio Acácio do Acordeon é um artista completo: músico, cantor, compositor, poeta, escritor , declamador e improvisador. Está comemorando 45 anos dedicados a boa música e a poesia. Com o seu talento, virtuosismo e simplicidade ímpares ele vem conquistando a cada dia novos admiradores.
 
[ Por Pedro Jorge ]
 
 Afrísio Acácio e Teófanes Silveira

PROJETOS
 
Cultura na Praça
 
O Projeto “Cultura na Praça” é uma extensão do CTNA ( Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca ). Com o apoio da prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura e Turismo p projeto tem por objetivo resgatar antigas tradições culturais e abrir espaços para valorizar os artistas populares da região.
 
Na tenda cultural, localizada na Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura), sanfoneiros, emboladores de coco, violeiros repentistas, aboiadores, poetas declamadores e cantores populares de toda Arapiraca e região se apresentam todas ás segundas-feiras das 8 ás 12 horas.Contando com a organização e apresentação do grande Afrisio Acácio, o verdadeiro guerreiro na defesa da nossa cultura.
 
“O evento está crescendo a cada apresentação programada. Além das atrações de Arapiraca, também contamos com a presença de artistas de outras cidades circunvizinhas e até da região do sertão. É gratificante ver a participação e o entusiasmo destes homens e mulheres que optaram em preservar a cultura popular nordestina”.
Teófanes da Silveira Júnior (Secretário de Cultura e Turismo de Arapiraca)
[ Frase ( fonte ): www.clickarapiraca.com.br ]
 
 
 
CTNA ( Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca/AL )
 
O CTNA, foi fundado no dia 27 de novembro de 2010, e tem a sua programação voltada para a divulgação dos artistas da região metropolitana do agreste, onde apresentações folclóricas, gravações de programas de TV e manifestações artísticas e culturais.
 
A sede do CTNA está funcionando, em novo endereço, na Rua Coronel Vicente Ramos Nº 85, bairro Cacimbas  ( saída para Lagoa da Canoa/AL ).
Afrísio continua ensinando os seus alunos o curso prático de acordeon. Os interessados podem entrar em contato pelos  seguintes telefones: (82) 9964.5284 / (82) 8101.9483.
 
O “PADRINHO DOS FORROZEIROS”
Por Pedro Jorge
 
O Mestre Afrísio desenvolve um trabalho social voltado para os forrozeiros de Arapiraca e Região: Conseguindo contratos para vários sanfoneiros e trios de Forró Pé-de-Serra, sem cobrar comissões, e sempre divulgando os autênticos talentos de nossa Cidade.
 
Afrísio, inclusive. já levou diversos artistas locais  para Aracaju/SE. Devido a esta sua importante colaboração, é considerado o “Padrinho dos Forrozeiros”.
 
O “PADRINHO DO BLOG ARAPIRACA LEGAL”
Por Pedro Jorge
 
O Blog Arapiraca Legal tem o orgulho de ter como padrinho o Mestre Afrísio Acácio, que sempre colabora na divulgação de nosso blog em suas entrevistas em programas  de rádio, no Projeto Cultura na Praça e em contato direto com artistas arapiraquenses, de vários segmentos musicais.
 
                                
                                        Afrísio Acácio e Josa, “O Vaqueiro do Sertão” 
 
HOMENAGEM
Por Pedro Jorge
 
Os administradores dos Blogs Arapiraca Legal e o poeta-vaqueiro Afrísio Acácio prestam uma homenagem ao forrozeiro sergipano Josa, “O Vaqueiro do Sertão”.
 
José Gregório Ribeiro, popularmente conhecido por Josa, “O Vaqueiro do Sertão”, nasceu no dia 12 de março de 1929, em Simão Dias/SE. Josa é filho de um vaqueiro, e pai de 9 filhos.Ele estreou no rádio em 1960 na emissora “Difusora” ( atual “Aperipê” ) onde manteve por 25 anos o programa ” Festa na Casa Grande “.
 
Em 1965  foi descoberto por Luiz Gonzaga, “O Rei do Baião”, que o ajudou a gravar o seu primeiro disco, um compacto simples com duas músicas: “No Pátio da Fazenda” e “Há Boi no Mourão”, inclusive Luiz Gonzaga tocou zabumba nas duas faixas. Fez várias turnês pelo Brasil, ao lado do “Rei do Baião”, tendo a aportunidade de participar do “Programa do ‘Chacrinha’”.  
 
A partir de 1968, Josa se apresentou em circos junto com Maria Feliciana, na época considerada a mulher mais alta do Brasil.
 
Em todas as suas apresentações o poeta-vaqueiro Afrísio Acácio do Acordeon sempre homenageia Josa, “O Vaqueiro do Sertão”, seja cantando ou declamando poesias em sua homenagem.
 
Joseany di Josa, filha de Josa, além de exercer a profissão de enfermeira, realiza durante os festejos juninos várias apresentações na capital e no interior de Sergipe. Josa, “O Vaqueiro do Sertão” é um dos nomes da música sergipana com maior referência. Apesar de não estar mais em atividade, ele ainda é lembrado e bastante respeitado”.
Paulo Corrêa ( produtor e realizador do “Fórum do Forró”/SE).
[ Fonte ( frase ): senotícias.com.br ]
 
 HOMENAGEM
 
HOMENAGEM A JOSA, “O VAQUEIRO DO SERTÃO”
Autor: Afrísio Acácio
 
Josa, “O Vaqueiro do Sertão” / É aboio, é sanfona é poesia
Sua voz melodiosa é alegria / E muitas vezes alegrou meu coração
Sergipe, Alagoas, meu rincão / Não esquece que foi  o pioneiro
Seus progranas alegrou o Nordeste inteiro / Me recordo do rádio de outrora
Seu nome já passou para a história / De um bravo e  autêntico sanfoneiro.
 
[  Poesia de Afrísio Acácio em homenagem aos 70 anos de idade de Josa, "O Vaqueiro do Sertão" - 1999 ]
 
OOPS INTERNET / NOTÍCIAS
 
Cantor Afrisio Acácio Incentiva a Cultura Popular em Arapiraca
Por Roberto Gonçalves ( 02/08/2011 )
O cantor, sanfoneiro e poeta popular Afrisio Acácio é um verdadeiro entusiasta da difusão e da divulgação da música nordestina em Arapiraca e Região Metropolitana do Agreste (RMA). Sem nenhum apoio de órgãos públicos fundou e mantém em Arapiraca o Centro de Tradições da Cultura Nordestina.
No centro, são ministradas aulas para os interessados em aprender a tocar sanfona cujo objetivo é manter viva essa tradição da cultura nordestina, segundo explica Afrisio Acácio. “Diariamente o artista se apresenta no programa ‘Derrubado’ ancorado por Alves Correia toda manhã de segunda a sábado na Rádio Gazeta FM Arapiraca. Alves nos oferece um grande apoio e incentivo” destaca Afrisio Acácio.
Todas as segundas-feiras no período da manhã, Afrísio – forrozeiro bem a caráter com seu chapéu de couro -, comanda a apresentação de grupos de Forró e cantores que se apresentam na concha acústica da Praça Luiz Pereira Lima, a antiga Praça da Prefeitura que foi totalmente reformada e revitalizada pela atual administração municipal.
A apresentação pública dos cantores e grupos de forró atrai um expressivo público, sobretudo da zona rural e cidades do Agreste em razão da feira livre de Arapiraca realizada todas as segundas-feiras. A realização do evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Diretor da Casa da Cultura de Arapiraca, o Cantor Manoel Tenório.
Para Tenório, Afrisio Acácio é um grande incentivador da cultura popular das manifestações populares e da música nordestina, no entanto, carece de mais apoio e incentivo dos poderes públicos para dar continuidade a sua missão de divulgar a musicalidade nordestina e a nossa tradição.
[ Fonte: www.oops.net.br, 02/08/2011 ]

HOMENAGEM A AFRÍSIO ACÁCIO
Letra: Manoel Tenório  / Música: Mário Maia ( 2011 )   
                                                                                                   
Caro amigo, Afrísio Acácio, / Beleza de criatura,                                                            
Desenvolve nossa Cultura / Com muita dedicação,
Pedimos em oração / Que você nunca desista,
De promover cada artista / Dessa nossa região.


Caro amigo, Afrísio Acácio, / Sabe o que você faz?,
É promover muito mais / A Cultura deste torrão,
Tu fazes de coração / Que tua vontade persista,
De promover cada artista / Dessa nossa região.
Caro amigo, Afrísio Acácio, / Arapiraca te agradece,
Sabemos que você merece / Toda nossa gratidão,
Mostrando a este povão / Sua atitude bonita,
De promover cada artista / Dessa nossa região.
Caro amigo, Afrísio Acácio, / Segunda tem festa plena,
No palco desta arena / Pra nossa população,
Nos enchendo de emoção / Mantenha esta escrita,
De promover cada artista / Dessa nossa região.
Caro amigo, Afrísio Acácio, / O Prefeito Luciano e nós da pasta da Cultura,
Te agradecemos com ternura / Essa tua opção,
De ajudar teu irmão / Com tua bondade humanista,
De promover cada artista / Dessa nossa região.
Arapiraca, 08 de agosto de 2011
Manoel Tenório Sobrinho ( Diretor da Casa da Cultura )
Clique no link abaixo e escute a música em  homenagem a Afrísio Acácio, na belíssima interpretação de Mário Maia:
[ Editado por Pedro Jorge ]
CONTATOS PARA SHOWS
Celular: (82) 9964.5284
                 (82) 8101.9483


Fonte: http://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/afrisio-acacio-2/


Nenhum comentário:

Postar um comentário